sábado, 24 de setembro de 2011

4 milhões de evangélicos sem vinculos com igrejas

Quatro milhões de evangélicos sem vínculos com igrejas

O número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma igreja cresceu segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, eles passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas.

Os dados do IBGE também confirmam tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos e alta dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio "blend" de crenças - o que reforça a tese da desinstitucionalização.

O "medo" imposto a quem não frequenta igrejas:
Ainda tenho dúvidas sobre se dá certo isso...claro, servir a Deus vai muito além de igrejas, mas o "medo" imposto a quem não frequenta igrejas é angustiante. Acaba que nem dá pra saber se estamos seguindo o caminho certo. Mas eu gostaria bastante de poder desfrutar de servir a Deus sem estar vinculada a uma instituição. Amo ao meu Senhor e ir ou não na igreja não diminui esse amor. Comentário de uma leitora da Folha de São Paulo.
 
Fonte: Afrokut

Um comentário: