sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval de Salvador

Hoje ao acessar o facebook me deparei com um vídeo que me deixou totalmente indignada, um bate papo de Geddel Vieira Lima e Durval Lélis.

Estou achando que preciso estudar mais sobre licitação e bens públicos, pois será possível licitar bens públicos de uso comum ou Domínio Público? As pessoas agora terão que pagar para andar nas ruas?

Durval apoiado por Geddel  deseja licitar as ruas de Salvador para fazer SEU carnaval.

Para entender tudo isso é preciso conhecer a História do carnaval na Bahia.

O carnaval nasce com os brancos ricos brincando em seus clubes fechados e a periferia preta, em sua maioria para não dizer totalidade, nas ruas de Salvador com toda sua irreverência e espontaneidade. A Praça Castro Alves, sim, é do povo ou pelo menos era.

Contudo como sempre acontece o que a/o negra/o inventa e dá certo, os brancos copiam para ganhar dinheiro, assim foi com a nossa culinária, nossas roupas, com a nossa cultura.

Porém os brancos não se contentam em ganhar dinheiro querem nos oprimir e nos excluir do nosso invento. A primeira opressão foram os blocos e suas cordas, logo vieram os camarotes cada vez maiores. Entretanto o capitalismo sempre quer mais e então ouvimos a brilhante declaração do maior ganancioso, arrogante e prepotente puxador de bloco Bel Marques que disse que a corda separa o rico do pobre.

Mas acredite... tudo pode piorar e agora surge a fabulosa ideia de Durval Lélis, arquiteto e cantor, que fatura milhões em suas trivelas e vários blocos no carnaval baiano de privatizar as ruas de Salvador.

Para quê? Eles já tomaram toda a rua do folião pipoca, não existem mais passeios em razão dos camarotes e as cordas cada vez mais empurram as/os pretas/os pobre para fora do circuito.

É preciso manter a politica da "boa aparência", boa aparência dos clubes de outrora dos brancos e ricos, a periferia tem de ficar na periferia, no seu gueto para não assustar os turistas que para cá vêm em busca de "alegria" e "beleza".

Basta de exclusão, o Carnaval é do povo!!!






Um comentário:

  1. Rei Martinho Ganga Zumba da Vila?
    Movimentos negros brasileiros fizeram protestos de desagrado contra famoso cantor e sambista Martinho da Vila, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel uma das mais importantes do carnaval brasileiro, escola de samba do Carnaval Brasileiro e em 2012, com o enredo “Você Semba Lá… Que Eu Sambo Cá. do povo brasileiro) que nos versos O Canto Livre de Angola!”. Com uma exaltação maravilhosa a ANGOLA a pátria mãe da maioria (54% tem sangue africano-angolano em nossas aveias. Samba Enredo da Vila Isabel(Vibra, oh, minha Vila A tua alma tem negra vocação/Somos a pura raiz do samba/Bate meu peito à tua pulsação/Incorpora outra vez kizomba e segue na missão/africano ecoando, solo feiticeiro/Na cor da pele, o negro/Fogo aos olhos que invadem/Pra quem é de lá/ Forja o orgulho, chama pra lutar). Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho enaltece e valoriza a cor negra e sua grande contribuição para este País, com a maior festa popular do Mundo que é o desfile das Escolas de Samba do Rio Janeiro e fala Rainha Ginga a Tia Ciata, numa beleza de espetáculo que emociona o povo e a gente, nota 10 para Vila Isabel e nota Zero O para Presidente Wilson Vieira Alves a carnavalesca Rosa Magalhães e principalmente o Presidente de Honra: Martinho José Ferreira o “Martinho da Vila” que se negaram a ouvir e atender as reclamações dos milhares de emails, cartas e ligações telefônicas e celulares para sensibilizar esses dirigentes. que seria um desprestígio para comunidade negra feminina serem excluídas as frente da bateria da Vila Isabel colocando uma rainha nipo brasileira (japonesa) e uma musa loira, com respeito a elas mas porque não por uma negra também e por coerência ao enredo exaltava a raça negra e negritude cultural África Angola Brasil. Apesar de esforços não foram suficientes par conscientizar estes dirigentes é lamentável que as crianças a juventude a mulher afro brasileira sofram estes preconceitos excluídas marginalizadas , humilhadas por aqueles que dizem ser defensores e nossos ídolos Martinho da Vila é uma vergonha e covardia , muito obrigado pelo desserviço ao resgate e valorização da raça negra.Rei Martinho Ganga Zumba da Vila? Mariana Benedita dos Santos ,Negra Bene. mariana.jornalista@yahoo.com.

    ResponderExcluir